quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Torta de MORANGO , caseira =P


Mão na massa:
- A receita da massa sucré serve para fazer qualquer torta doce.
- O ponto certo da massa é quando ela está dourada. O olho é o melhor medidor, nesse caso.
- Sobrou massa? Faça biscoitos: recheie com goiabada, chocolate ou corte em formatos divertidos. O tempo de forno é o mesmo.
- Para evitar bolinhas na massa, peneire o açúcar antes de misturar com os outros ingredientes. O ingrediente tende se aglutinar em pequenas bolinhas ao ser guardado, especialmente nos meses frios.  
- Mão na massa, sim. Sujeira, não. Trabalhe a massa com uma das mãos e deixe a outra livre (e limpa) para adicionar os outros ingredientes. 
- Mexa delicadamente a massa da torta. Se for trabalhada em excesso, formará glúten e, ao assar, as bordas "cairão", o que deixa menos espaço para o recheio.
- Quando for pressionar a massa na assadeira, cubra-a com  um filme plástico. Assim, ela não fica com marcas de dedos.
- Faça pequenos furinhos na massa, com ajuda de um garfo, logo antes de levá-la ao forno. Ou disponha um peso (uma camada de grãos crus, como feijões) sobre ela.



Creme de confeiteiro:
- Se utilizar a fava ao invés da essência de baunilha, para o creme de confeiteiro, não jogue o que sobrar fora: coloque o pedaço que não foi utilizado dentro do açucareiro e... pronto! Você terá açúcar de baunilha feito em casa.
- O creme empelotou? Não precisa recomeçar. Passe a receita no mixer ou por uma peneira, pressionando-a com uma colher e siga adiante.
- Tire o creme pronto do fogo e acrescente um pouquinho (10g) de manteiga. Isso deixa o creme brilhante e ainda mais vistoso. 
- Nesse momento (após a adição de manteiga) pode-se acrescentar pedaços de chocolate, a gosto, mexer bem e você terá creme de chocolate.

- Para evitar que um película mais durinha se forme ao esfriar, o segredo é envolver a travessa com plástico filme, encostando-o sobre toda a superfície do creme de confeiteiro.


Gelatina de brilho:
-  Gelatina sem sabor resiste por até um mês na geladeira. Apenas amoleça-a em banho maria, quando for usá-la.
- A gelatina pode ser aromatizada com folhas frescas de hortelã durante o preparo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário